Alimento Saudável no Mercado Como usar um calendário promocional para vender mais alimentos saudáveis no varejo - Alimento Saudável no Mercado

Como usar um calendário promocional para vender mais alimentos saudáveis no varejo

Planejamento não pode faltar na estratégia de nenhum empreendedor varejista que deseja vender mais e conquistar novos clientes. Montar um calendário promocional é uma das ações que ajudam neste processo.

Isso ajuda a otimizar recursos, evitar desperdícios e fazer escolhas mais certeiras para oferecer aos consumidores. É planejando que empresas de todos os portes podem traçar as ações que deverão ser executadas a fim de que as metas sejam sempre batidas e, por que não, superadas.

Construir um calendário promocional trata-se de uma estratégia que funciona associada a datas importantes para o varejo de um modo geral, mas também para o estabelecimento conforme seu ramo de atuação, o perfil de sua clientela e sua localização geográfica. Ajuda a prever e antecipar quando deverão ocorrer os contatos com fornecedores, mídia e clientes. Com o calendário, o empreendedor visualiza as etapas que devem ser cumpridas e isso é sempre importante para reforçar o comprometimento de todos com cada tarefa a ser executada.

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O calendário promocional trabalha com três etapas:

  • Planejamento
  • Compra
  • Venda

No planejamento, o foco é definir o que será feito para que uma data ou período proporcione os melhores resultados possíveis para o estabelecimento. É a etapa para fazer as reuniões necessárias com o objetivo de traçar as ações para que a campanha promocional seja executada com sucesso. Ou seja, é preciso trabalhar com muito antecipação em relação à data para que a promoção seja um sucesso.

Na etapa de compra, é o momento de o varejista interagir com seus fornecedores a fim de adquirir aquilo que pretende comercializar para o período ou data estabelecida no calendário. Além de buscar os produtos, o período de compra também contempla ações relacionadas à divulgação da campanha com criação e aprovação de material promocional (banners, displays, entre outros).

Por fim, a etapa de venda é o período que marca o começo da divulgação do que se pretende vender mais por conta da campanha promocional, além da venda efetiva dos produtos em questão.

Em cada etapa, trabalha-se sempre com uma boa margem de antecedência. Nenhuma campanha funciona sendo planejada de um dia para o outro. Assim como não se abastece bem o estoque nem se cria uma campanha eficiente, com uma boa negociação e entrega garantida no prazo, de hoje para amanhã. E, claro, as vendas não terão o impulsionamento esperado se a promoção for ativada em cima de uma data sem um trabalho de comunicação antecipada.

O planejamento pode-se dizer que começa com a criação do calendário promocional, marcando cada uma das datas especiais que serão foco das ações. A partir daí, incorporando a etapa de compra, a sugestão é executar as tarefas com pelo menos três meses de antecedência. Já a etapa da venda, em média um mês antes da data. O tempo pode variar para mais ou menos, de acordo com a data e a complexidade da operação.

Para vender mais açaí

açaí e atleta

Neste modelo de calendário promocional que elaboramos usamos o açaí como exemplo de produto a ser impulsionado. A partir disso, preparamos uma lista com sugestões de datas/períodos e ações que podem ajudar a aumentar as vendas do produto.

Ser criativo e observar características regionais, como sazonalidade, podem ajudar o varejista a incrementar o calendário, criando diferenciais importantes para enfrentar a concorrência. O ponto também pode servir de inspiração para a definição de ações. Por exemplo, se o estabelecimento fica próximo a uma faculdade, saber a data de início das aulas ou de atividades como “jogos internos” pode gerar ações bem segmentadas, mas de ótimo resultado. Da mesma maneira, se o ponto está num bairro que sedia eventos musicais (grandes festivais, carnaval fora de época...) ou esportivos (provas de triátlon, maratonas, campeonatos de surfe, skate e outros esportes radicais) é interessante manter-se informado deste tipo de agenda para também incluir no calendário.

Não esqueça também de que para vender mais um produto é preciso saber tudo a respeito dele. Busque detalhes sobre como é feito. Reúna dados sobre as características, os benefícios, o histórico de vendas, o feedback dos clientes. São informações estratégicas para a confecção do calendário promocional. No caso do açaí, ajuda a identificar datas que podem “casar” com alimentação saudável, prática de atividades como corrida, surfe e outras, além de prevenção a doenças.

Lembre-se ainda que os seus fornecedores são aliados importantes neste processo e certamente contribuem decisivamente para que as ações sejam todas executadas com sucesso, especialmente comprar no período e na quantidade certa. Nesta aproximação, podem surgir outras oportunidades como a possibilidade inserir outros produtos para uma ação casada, ampliando as chances de aumento nas vendas do estabelecimento.

Como alertam os especialistas, é importante não sobrepor promoções e ter foco para evitar campanhas simultâneas. Em algum momento elas podem até se “encontrar” como no caso das férias de verão e do Carnaval, mas que estejam em estágios diferentes no calendário promocional – uma começando a jornada e outra já entrando em sua reta final.

Confira as sugestões de datas e períodos para elaborar o calendário promocional do açaí.

Dezembro a março
Férias de verão

  • calendário promocionalPeríodo: 22/12 a 01/03
  • Planejamento: 01/09 a 20/09
  • Compra: 22/09 a 22/11
  • Venda: 22/12 a 01/03

Ações: É o período nobre para a venda de açaí por conta da associação que é feita do produto com o verão, ainda que seu consumo seja recomendado para qualquer época do ano. Ainda assim, as vendas tendem a ser maior no período de verão, que muitas vezes acaba sendo antecipado pelo horário de verão, em outubro. O reforço no estoque já é obrigatório, mas pode-se trabalhar em ações de divulgação como vincular a compra do açaí com o pós-praia, com os momentos de caminhada à beira-mar e de contemplação do pôr do sol. Ou enfatizar o consumo pela manhã para curtir o dia de verão com mais energia.

 

Fevereiro
Carnaval

  • calendário promocional 28/02Data: dia 28 (em 2017)
  • Planejamento: 01/12 a 20/12
  • Compra: 20/12 a 30/01
  • Venda: 10/02 a 05/03

Ações: A definição sobre quantos são os dias de folia pode variar de acordo com a cidade onde está localizado o estabelecimento. Mas o certo é que muita energia precisa ser reposta pelos foliões. E depois de muita festa, geralmente acompanhada pelo consumo de bebidas alcoólicas, o açaí pode ser o alimento escolhido para continuar seguindo o bloco por conta de suas características nutritivas. Para isso, associe o produto ao Carnaval. Destaque o produto no ambiente da loja, mudança até na posição do freezer e brincando com tema enfeitando-o com confete e serpentina. Faça promoções e pense em materiais como os tradicionais leques, que ainda hoje fazem enorme sucesso entre os carnavalescos.

 

Abril
Dia da Saúde

  • calendário promocional 07Data: dia 7
  • Planejamento: 07/02 a 15/02
  • Compra: 16/02 a 16/03
  • Venda: 20/03 a 07/04

Ações: Vender produtos saudáveis como o açaí exige uma atitude diferenciado do estabelecimento e é preciso também a camisa da promoção da saúde. Aqui uma das possíveis ações é promover degustações com distribuição de informativos durante o período que antecede a data. E no dia, promover mais ações vinculadas como palestras, serviço de medição de pressão e outros, que associem o estabelecimento e o açaí ao Dia da Saúde.

 

Maio
Dia do Desafio

  • 1473212448_BlankData: todos os anos, sempre na última quarta-feira do mês de maio
  • Planejamento: a partir de março
  • Compra: de meados de março a meados de abril
  • Venda: começo de maio

Ações: O Dia do Desafio é uma ação encampada no Brasil pelo SESC em suas sedes regionais. Trata-se de uma campanha mundial que visa promover a saúde e o bem-estar, incentivando a prática de atividades físicas durante um dia inteiro como forma de combater o sedentarismo. Faz muito sentido associar o açaí a este dia, que ocorre sempre na última quarta-feira de maio. As atividades ficam centralizadas pelo SESC, mas além de apoiar e divulgar a ação, pode-se pensar em promoções como descontos e brindes via ações em redes sociais (peça fotos de quem está participando do Dia do Desafio ou fazendo alguma atividade física) ou escolha locais que sejam pontos de referência de praticamente de esportes para uma ação de degustação.

 

Junho
Dia dos Namorados

  • calendário promocional 12Data: dia 12
  • Planejamento: 01/04 a 10/04
  • Compra: 11/04 a 20/05
  • Venda: 12/05 a 12/06

Ações: O foco nesta ação para vender mais açaí na data mais romântica do ano está na cumplicidade. Há muitas histórias de casais que topam o desafio de juntos mudarem hábitos em prol de uma saúde melhor. Uma alimentação mais equilibrada é a base para isso. Crie uma promoção para dia que associe o consumo do açaí como um complemento para algo tão importante no relacionamento do casal como é o consumo de alimentos mais saudáveis e nutritivos. Brindes extras como colheres e potes temáticos podem ser um atrativo para a venda de mais açaí na data.

Dia Internacional do Surfe

  • calendário promocional 20Data: dia 20
  • Planejamento: 01/04 a 10/04
  • Compra: 11/04 a 20/05
  • Venda: 01/06 a 20/06

Ações: Uma promoção com esta data funciona efetivamente em cidades do litoral e que tenham praias que sejam reconhecidas pela tribo dos surfistas por causa das boas ondas. Os praticantes de esportes costumam ser grandes consumidores de açaí. Uma campanha para uma data como o Dia do Surfe terá um caráter quase de celebração ao esporte. Por isso, pense em ações simples como distribuição de brindes como raspador de parafina ou ações mais ousadas como exibição de projeções de filmes de surfe em telas internas ou à noite, em frente ao estabelecimento.

Julho
Dia do Amigo

  • calendário promocional 20Data: dia 20
  • Planejamento: 01/05 a 10/05
  • Compra: 11/05 a 20/06
  • Venda: 01/07 a 20/07

Ações: O Dia do Amigo permite uma série de ações bem-humoradas relacionando o açaí com amizade. De cara, é possível criar algo como “No Dia do Amigo, você compra 1 e leva 2 – um para você e outro para seu amigo”. Ou ainda reforçar as qualidades do açaí, com uma campanha como o “açaí é seu melhor amigo”. Também é possível usar as redes sociais para interação e atração de novos clientes com ações como “marque seu amigo que não vive sem açaí”.

 

Outubro
Dia Mundial da Alimentação

  • calendário promocional 20Data: dia 16
  • Planejamento: 01/08 a 10/08
  • Compra: 11/08 a 20/09
  • Venda: 01/10 a 16/10

Ações: O Dia da Alimentação é uma oportunidade parecida com a do Dia da Saúde. Nesta, como atrativo, o estabelecimento pode enfatizar o material promocional nas características nutritivas do açaí e como ele pode estar inserido na rotina do consumidor, indicando as “melhoras práticas” para o consumo (horários, “vai bem com o quê”, etc.). É uma ótima oportunidade para reforçar a variedade do produto, mostrando quais as opções que o consumidor pode comprar. Neste dia, dentro do tema alimentação, é possível ainda pensar em ações casadas como a vende de “kits saudáveis”, partindo da ideia de “açaí combina com...”. Em todas as promoções o apoio dos fornecedores será muito importante, mas nesta em especial por conta desta oportunidade de vender também outros produtos associados ao açaí.

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